1 de outubro de 2014

Diálogo Íntimo

Trabalhando em meu próprio projeto de existir, percebi a importância do tempo, dedicação e vontade, pois é preciso querer adquirir consciência de si mesmo, EU QUERO!: " ...olhar para o desconhecido mundo interior, vencer as camadas de orgulho do ego, superar as defesas que criamos para esconder as sombras e partir para uma decidida e gradativa investigação sobre o mundo das reações pessoais, por meio da autoanálise, sem medo do que encontraremos." (Ermance Dufaux - Reforma Íntima Sem Martírio - pg. 84). 




Enquanto a gente não se conhece, não se modifica, não ressignifica. Encarar a realidade sobre si próprio requer entrar em contato com sentimentos/ pensamentos, identificar e inventariar situações que nos levam aos "erros" para, só então, mirar na direção da correção das próprias deficiências.

Além disso é preciso entender que não devemos responsabilizar pessoas e circunstâncias por decisões e comportamentos que adotamos. Ser, falar, agir, nesse caso, são escolhas absolutamente singulares. O respeito a própria escolha,  assim como o respeito às escolhas dos outros, é uma postura cristã favorável ao crescimento de todos.

Abraço fraterno,

Aline Caldas
01/10/2014

"Não permita que a superficialidade tome conta de você." - Pe. Fábio de Melo

5 comentários:

  1. Bora nos (re)conhecer e amar o que encontrar, pois só o amor nos possiblitará uma real transformação. Bjos de gratidão por mais essa reflexão.

    ResponderExcluir
  2. É Regina, o amor é a resposta, o caminho e o que nos enche de VIDA! Gratidão por sua leitura semanal, amiga!
    Abraço fraterno com carinho!

    ResponderExcluir
  3. O amor por nós mesmos é o mais difícil de exercemos, juntamente com o autoperdão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque é preciso sentir esse amor sem o sentido egoísta de ser/sentir. Por isso mesmo, amar, orar e vigiar. Abraço fraterno!

      Excluir
  4. Responsabilizar o outro por nossas escolhas? Até quando? A evolução do ser como humano vai clareando o caminho de separação.

    ResponderExcluir