4 de outubro de 2011

Aprendendo a ser "desnecessária"...

Dias atrás, recebi de minha amiga o seguinte recadinho:
 
"Li e me lembrei do seu blog. Bjos . Regina"

Ela me enviou um belo e verdadeiro texto que compartilho a leitura com todos vocês!

 MÃE (DESNECESSÁRIA) -  Autoria: Márcia Neder
             
"A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha.  Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.

Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. 

Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.

Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. 

Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão.

Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar."

                                          Minha vida em um abraço!


No exercício...


Aline (mãe mais que coruja, como todas as mães de verdade!)

9 comentários:

  1. Interessante...parece que sinto o momento que você está vivendo. Eu já passei por esta fase com 2 dos 4 , mas cada um na sua fase, né ? Até que uma hora , serei eu e minhas belas lembranças com cada um deles, afinal seguirão seus próprios caminhos e quando quiserem um colo, voltarão só para descansar e renovar as forças :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    hoje eu recordei dos primeiros emails trocados nosso quando você ainda não estava morando aqui em Sampa. Viajei no tempo...

    Aprender a desnecessária... Este é um exercício contínuo!

    Fica bem! Fica em paz!

    Sua parte você vem fazendo e com louvor.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Aline!
    Lindo texto!
    Somos mães corujas até o fim, não tem jeito.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. @ Lênia: É MANINHA, Uma amiga, Ana Manzoni,enviou um e-mail dizendo assim "É preciso deixar o filhote voar. E apreciar confiando na vida; em um novo amadurecimento.Poder aplaudir suas conquistas, sua segurança e capacidade de lidar com os desafios"...é isso mesmo...

    @ Elaine: Obrigada por seu incentivo e carinho sempre tão presente, amiga!

    @ Rudy: A autora Márcia Neder tratou muito bem destes sentimentos, não? Também gostei muito! Obrigada por seu olhar acolhedor =) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Agindo assim você nunca vai passar pela"síndrome do ninho vazio" e sim ficar tranquilo com a sensação do dever cumprido. BJS.

    ResponderExcluir
  6. @ Tia Lourdinha: Falou e disse =) Beijos com amor!

    ResponderExcluir
  7. Amigaaa, é um eterno aprendizado nunca saberemos o ponto certo de deixar o barco correr, a cada fase vivida e experimentada vem um novo desafio, novas entregas e novas maneiras, que só nós mães, sabemos inventar para estarmos juntinhas a eles(amados filhos), mas é esse mistério do amor incondicional que nos pulsiona, nos liberta e nos torna "pessoasmães". Agradeço e sou feliz por conviver com essa mãe linda que é vc. bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Aline parabéns pelo blog e pelas belas reflexões!
    Bjs
    Madá Bonfim

    ResponderExcluir
  9. @ Kaia: Que bom poder trocar ideias e experiências contigo. Somos mães apaixonadas, hein? Beijos

    @ Madalena: Que alegria te ler aqui =)Obrigada pelo carinho, abraço forte!

    ResponderExcluir