31 de agosto de 2016

A linguagem da gentileza

Tenho um hábito: eu sorrio para as pessoas na rua. 



Uma vez, li que "o sorriso é um abraço que se dá de longe". Quem me conhece sabe que eu adooooooro abraçar. Então, sorrir é uma forma de abraçar quem não conheço.

As reações são diversas:  tem aquelas pessoas que baixam os olhos, tem as que fingem não ver, tem as que ficam com uma expressão de interrogação no rosto (por que sorriu pra mim?), tem as que sorriem timidamente quase sem querer, tem aquelas que correspondem em intensidade, e outras que até arriscam dizer um "Oi!" ao sorrir. Cada pessoa em seu ritmo e maneira de ser.

Ontem, sorri para a moça do caixa do supermercado e disse: "Bom dia, tudo bem?!". Ela registrando as compras, me deixou surpresa, pois depois de responder "Bom dia", após um breve silêncio completou: "Hoje eu não estou bem".

Ao olhar em seus olhos, percebi que já marejavam. Senti vontade de pedir a ela que se levantasse para receber um abraço meu, mas sei que se fizesse isso, além dela e toda a fila atrás de mim achar estranho, muito provavelmente ela desmontaria em choro durante o abraço, e não era essa a minha intenção.

Perguntei seu nome e falei: "Daniela, não sei o que se passa com você, mas gostaria que observasse dois pequenos detalhes: em um momento de extrema dificuldade pelo qual passa o nosso país, você está aqui trabalhando e saudável, não é verdade? Está bem longe de um leito hospitalar..." Ela balançou a cabeça afirmativamente. Continuei: "O que posso dizer é para você agradecer por essas duas coisas para que tudo comece a melhorar em seu dia. Não fique assim, reaja. Que Deus abençoe você". Assim me despedi recebendo dela um sorriso em meio as lágrimas e um "Muito obrigada!". Sorri pra ela abraçando-a em meu olhar. Senti que ela compreendeu.

E você? Também distribui sorrisos por aí? Experimente, não tem contraindicação :) Ele pode ser um meio para ir um pouco mais além fazendo sorrir alguém que nem pensava nesta possibilidade...Bendito seja o sorriso nosso de cada dia!!!

Aline
31/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário