2 de maio de 2011

Segundos de sabedoria

(Augusto Cury)



Quem já não ouviu falar naqueles segundos quase mágicos (contar até 10 ou 20, dependendo do caso) antes de proferir alguma palavra que se transforme em punhal? A reação irracional e agressiva destrói tudo ao nosso redor. A precipitação com atitude raivosa, o falar sem pensar, o uso de palavras inadequadas, tudo isso gera uma desarmonia vibracional que machuca e desgasta.
É preciso deixar a raiva secar, a poeira baixar antes de agir ou dizer algo. Lógico que já me descontrolei sob o calor forte da emoção, mas senti suas dolorosas consequências. Evidente que não estou livre de vivenciar situações que me tirem do “prumo”. No entanto, cada dia fica mais claro que tudo é uma questão de escolha. Depende da minha decisão o desfecho que a história terá, afinal, quando um não quer, dois não brigam”.
 O outro me ofende ou eu me permito ofender? É um questionamento que devemos nos fazer.
 Ao ampliarmos o nosso senso de observação e refletirmos, entenderemos que não é o que ouvimos que muda a nossa vida, mas as nossas decisões. Creio que a opção pelo autocontrole, para começar, diminui as nossas chances de errar...
E você como lida com essa questão?

Muita luz!
 
Aline Caldas 

3 comentários:

  1. Amiga,
    Eu estava pensando extamente sobre isto ontem.

    Aprendi a contar até mil, se preciso for. Até tenho algumas estratégias. Quem não as tem, não é?

    Beijos de quem precisou do seu texto hoje. Reflexão ainda reverberando em mim

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Fecho o filtro. Não escuto mais. Trabalho a emoção e a razão no meu silêncio e depois resolvo.
    Beijos de amor !

    ResponderExcluir
  3. Com o passar dos anos e experiências vivenciadas, venho aprendendo realmente que há coisas que não precisamos absorver...Assim, busco a contagem para o equilíbrio emocional.
    Tem situações que realmente é dificil controlar,mas vivemos em um aprendizado longitudinal.
    Tenho aprendido lições preciosas com minha FADINHA amiga que AMO!
    Obrigada por tua preciosa doação neste Blog!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir