19 de março de 2011

Vivendo e aprendendo a jogar!

Uma coisa é o conhecimento que adquirimos através dos estudos, leituras, debates. Outra coisa é vivenciar, na prática, a teoria.
Alguém disse que seria fácil? Não, claro que não!
Mas ouvi dizer que seria (é) possível.
Atraímos situações, em nossas vidas, que nos colocam a prova de nós mesmos.
Alguns testes são simples, outros nos fazem “quebrar” a cabeça.
Seria a vida um jogo?
Em flash veio agora, a lembrança de meu filho, ainda pequeno, jogando Super Mario Bros. Quanta agilidade em suas mãos ao manipular os controles sem tirar os olhos da telinha. Concentrado, ele cumpria as tarefas de uma fase para conseguir a chave que daria acesso ao próximo nível. A cada etapa cumprida, vibrava e ganhava um bônus para avançar mais e mais. Durante o caminho, vencia armadilhas, obstáculos, passagens secretas e distrações.
Viajo nas idéias e traço um paralelo com a vida real. Assim como numa partida de game, nossa vida tem regras a serem cumpridas, resgates a serem feitos (nem sempre de príncipes ou princesas), visitas a castelos ou casas-fantasmas. É preciso encarar os labirintos e compreender que podemos até mesmo nos perder por caminhos que nos levam de volta para o mesmo lugar, o ponto de partida.  Momento em que se faz necessário pressionar as teclas que nos movem para frente (e para trás) ao ajustar os passos, quando desviamos, através de nossas decisões, das pedras e espinhos.
Diante do jogo da “Super Aline Bros.”, avalio o  melhor modo de avançar, ganhar pontos extras e bônus. Ao transpor as fases, verifico que muitas delas exigem de mim mais humildade, paciência e persistência para serem cumpridas. Com a ajuda dos verdadeiros amigos, noto que a “aparente complicação” faz com o que o jogo seja interessante e desafiador. Evidente que tem momentos que penso e digo: " Aaaaaaaaah, não quero mais, chega!". Mas isso não faz com que o jogo pare, os segundos continuam pulsando em seu ritmo. A vida segue, o jogo também.
Como não dá para “perder a vida”, da maneira que acontece no game do Super Mario, o negócio  é respeitar o tempo, sempre tão precioso. Tenho que otimizá-lo e conquistar cada etapa proposta, ciente do desafio para o meu aperfeiçoamento. Desta forma, quando a minha “pontuação” estiver alta o suficiente, um novo portal se abrirá para a próxima fase...


 TRY AGAIN AND NEVER GIVE UP, Aline! Afinal como diria Beto Guedes: " A lição sabemos de cor, só nos resta aprender..."  

Muita luz!

Aline Caldas

5 comentários:

  1. MARAVILHOSO!
    Beijos sempre neste GAME contigo !

    ResponderExcluir
  2. Você estava inspirada!

    Sigo com você também, amiga querida!

    Só temos uma única vida neste jogo. Não temos tempo de ficar só no ensaio!
    Obrigada por me lembrar!
    Bjos, Laine

    ResponderExcluir
  3. A vida é dinâmica, irreverente e sábia.
    Este jogo é excitante!!!
    Vamos todos, caminhando e cantando e seguindo a canção! O JOGO!!!
    Bjs.
    Doralice

    ResponderExcluir
  4. Aline, faço minhas estas tão lindas e sábias palavras, para dizer que estou com vocês neste jogo. Como amigo fraterno.
    Conte sempre conosco para passar das fases mais difíceis.

    Parabéns pelo texto.

    Fabiano Lemos

    ResponderExcluir
  5. @Maninha: Sempre sinto sua companhia!
    @Elaine: No jogo "atual" - a vida atual. Na escala evolutiva muitas por viver.
    @Doralice:Vamos em frente, amiga!
    @"Fá":Saudades,que grata surpresa ler você aqui! Estamos juntos!

    Beijos, amigos!

    ResponderExcluir