27 de março de 2011

Qualidade Interior

"As pessoas não conhecem a própria felicidade, mas a dos outros não lhes escapa nunca." ( Pierre Daninos)

Ouvi esta frase em uma palestra que assisti recentemente, percebi um burburinho entre os presentes e isso me chamou atenção. Creio que o movimento feito foi em concordância, como que um despertar: “Ué, não é que é verdade?”
Envolvidos com a felicidade do(s) outro(s) não cuidamos, muitas vezes, de ver e vivenciar a que está tão perto, próxima, tão nossa. Hoje reconheço, com menos pesar, que as dificuldades encontradas no caminho são oportunidades de crescimento, desafios nos setores em que mais preciso melhorar. Assim sendo, a felicidade não pode ser conquistada fora de mim, afinal de contas ser feliz é uma decisão! Decidir: Determinar o que deve ser feito. Tomar a resolução de; escolher; optar.
No livro A ARTE DA FELICIDADE, que é um registro das conversas do autor, Dr. Howard Cutler com Dalai-Lama, há um diálogo entre eles que diz:
_ “Será que a felicidade é um objetivo razoável para a maioria de nós?” – questionou Dr. Howard.
Dalai-Lama respondeu: “É. Para mim, a felicidade pode ser alcançada através do treinamento da mente. Quando falo em "treinar a mente" neste contexto, não estou me referindo à "mente" apenas como a capacidade cognitiva da pessoa ou seu intelecto. (...) Por meio de uma certa disciplina interior, podemos sofrer uma transformação da nossa atitude, de todo o nosso modo de encarar e abordar a vida. (...) Quando falamos dessa disciplina interior, é claro que ela pode envolver muitos aspectos, muitos métodos. Mas em geral começa-se identificando aqueles fatores que levam à felicidade e aqueles que levam ao sofrimento. Depois desse estágio, passa- se gradativamente a eliminar os que levam ao sofrimento e a cultivar os que conduzem à felicidade. É esse o caminho.”

 Pensar, dizer, fazer: que tal esse compromisso para o dia a dia ? A cada amanhecer cultivar bons pensamentos, escancarar as portas da percepção, aprimorar nossa sensibilidade, ajustar os desajustes, correr atrás de bons resultados, agradecer a oportunidade da luta, da busca, do encontro. 
 Ao deixarmos de procurar lá fora o que se encontra dentro de nós mesmos, iremos adquirir a capacidade de transformar o que desejarmos de acordo com nossas próprias escolhas. Identificar, perscrutar o que me (te) faz feliz...para continuar a ser. Sigamos em frente!
Abraço fraterno,

Aline Caldas

3 comentários:

  1. Querida Amiga, como sempre a sua reflexão vem a calhar. Lindas e oportunas as suas palavras.
    "A felicidade é um estado de ânimo e, não somos felizes enquanto não decidirmos sê-lo".
    E viva o livre arbítrio !!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Viva o dia de hoje, esccolhendo que ele saeja feliz ! Bjos de amor

    ResponderExcluir
  3. Querida companheira de estrada, concordo em gênero, número e grau.
    Cultivar o lado bom, é saber ser feliz!!!
    Vamos semeando e cantando!!!
    Beijo,
    Doralice

    ResponderExcluir