24 de novembro de 2010
O sofrimento existe?
Para BUDA, a origem dos sofrimentos está no desejo. Quando não satisfeito o desejo, mais o ser humano mergulha na tarefa de tentar saciá-lo e assim mais ele se afunda no sofrimento.
Em nosso universo há espíritos que sofrem e espíritos que não sofrem. Filhos de um mesmo DEUS não podemos atribuir a Ele a causa do que passamos. Devemos perceber que recebemos lições compatíveis com nossa NECESSIDADE evolutiva.
" Os Espíritos são os seres inteligentes da criação"
Inteligentes, portanto capacitados para resolver questões, amenizar impactos, depressão, revolta.
O autoconhecimento ajuda a diminuir nossa ignorância, nossos desejos infantis.
Tirar o SE de frases muitas vezes ditas como "eu só posso ser feliz se" é um bom exercício para enxergar que as pessoas, por exemplo, não fazem parte de minha posse. A única pessoa que pertence a mim sou eu mesma.
Para a Filosofia "o sofrimento existe e não existe", simples assim, não?
Modificar atitudes, maneira de pensar e viver, cuidar de nossa casa mental; lembrar que "nossa harmonia íntima depende não do que recebemos, mas do que damos" (Richard Simonetti) auxilia a evitar situações de sofrimento ou nos ajuda a enfrentá-lo.
"A dor possui um grande poder educativo: faz-nos melhores, mais misericordiosos, mais capazes de nos recolhermos em nós mesmos e persuade-nos de que esta vida não é um divertimento, mas um dever".
(Cesare Cantú)
Abraço fraterno,
Aline Caldas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais uma vez as suas sábias palavras nos auxiliam num aprofundamento reflexivo. Obrigada Amiga por mais esse "empurrãozinho".
ResponderExcluirO importante não é existência ou não do sofrimento, mas o que fazemos com ele...beijos
ResponderExcluir