17 de outubro de 2010

O Grande Encontro



Ontem, iniciei a leitura do livro "Uma razão para viver" de Richard Simonetti. Linguagem clara, objetiva, elucidativa para os iniciantes na doutrina espírita.

A cada capítulo que "degusto" (alimento minha alma com as palavras), não me sinto "iniciante", reconheço-me. Nas linhas e entrelinhas, agarro-me ao fio condutor que promove um entendimento maior sobre a vida e a comunhão com DEUS.

Um pouco do muito que agora sinto tem a musicalidade de Gilberto Gil e a minha expressão entre (e muito além) parênteses:

"Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós

(Na intimidade do coração, a chave para o encontro)

Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz

(No silêncio da mente, a busca do equilíbrio)

Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios

(Abrir mão do controle, permitir...me entregar)

Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus

(É preciso ter pureza para o encontro)

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou

(Diante das dificuldades, buscar enxergar a ponte que me levará a oportunidades de aprendizado edificante)

Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho

(Humildade, base segura no caminhar)

Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração

(Convicta de que não estou só e que tudo tem um propósito)

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar

(Crer,crer e crer)

Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada

(Refletindo sobre mim e o que preciso fazer para melhorar)

Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar"

(Não finda... é processo, movimento, constância em que o EU, orientado pelas vivências, estende a mão em direção ao NÓS)

Essa música mexe, positivamente, comigo. Tem imagem, sentimentos,ecos.

(Reflito na madrugada...estou em Fortaleza, minha cidade natal. Feliz e agradecida a DEUS pela oportunidade de vir passar uma semana na companhia de meu filho para comemorar seus 20 anos)

Luz e paz!

Aline Caldas 

2 comentários:

  1. Amiga,

    Ontem em Aparecida, eu fiquei sentada antes da missa e pensando. Voei com meus pensamentos, desejos, planos... Na homilia o padre falou de como falar com Deus. E seu texto me relembrou isso. Do ciclo que nos move, desejo se buscar sempre crescimento. Como você mesma escreveu: RECONHEÇO-ME a cada dia, a cada passo.
    Boa semana!
    Bjos, Laine

    ResponderExcluir
  2. Para encontrar Deus, não é preciso ir muito longe...é preciso olhar para dentro de nós e ao nosso redor. Beijos amiga

    ResponderExcluir