25 de agosto de 2010

Basta pouco


O que é preciso para ser feliz?

Analisando superficialmente a figura do Mestre Jesus podemos destacar HUMILDADE, SIMPLICIDADE e VERDADE cristã em seus atos e exemplos.

Em nosso dia a dia qual a distância que nos encontramos dos ensinamentos de Cristo?
O que temos feito ? Temos nos colocado diante da vida de modo produtivo em relação a nós mesmos e ao outro? Temos cuidado dos nossos pensamentos? Temos cuidado da nossa fala buscando falar somente o que é necessário, verdadeiro e o que pode favorecer uma melhora?
Temos cuidado dos nossos exemplos e ações?


Para ilustrar segue uma historinha que aconteceu, ontem, aqui em casa:

A hora do nosso jantar é momento de muuuuuuuuita conversa, trocas e risos. Momento de dizer como foi o dia. Nossa filha nos contou que tirou 4,9 em uma prova que valia 5,0.

Vibramos como sempre fazemos e ela disse:

- "Na realidade, eu tirei 4,5. Vi que a professora calculou errado e fui até ela mostrar. Antes de ir minhas colegas disseram pra eu deixar pra lá, deixar de ser boba...mas eu não quero o que não é meu...e fui!"

(Enquanto ela falava, eu agradecia a DEUS os sentimentos que semeamos nos corações de nossos filhos e os vemos brotar diante das situações da vida. Os olhos de meu esposo brilhavam de contentamento, assim como podia sentir os meus)

Continuando ela disse: - "Cheguei na mesa da professora e comentei o "erro". Ela olhou em meus olhos (pareceu não acreditar) e disse: Por sua honestidade a nota fica como está. Eu agradeci e voltei pra minha mesa"

Nosso discurso, enquanto pais, nunca valorizou a nota mais que a assimilação do conteúdo. Para nós o que importa é o APRENDIZADO dos nossos filhos. Parabenizamos nossa filha pela atitude correta que teve e lembramos que não deve ver a atitude da professora como uma "troca", mas reconhecimento apenas. Que INDEPENDENTE do que o outro faça, devemos estar bem diante de nós mesmos, sermos VERDADEIROS, como ela foi.

Ontem, ali diante dos meus olhos, vi que basta pouco pra ser feliz.

"Bastarão os princípios edificantes e simples..."

Abraço fraterno,

Aline Caldas 

4 comentários:

  1. Pego carona nesse imenso orgulho sentindo, por vocês amigos e ratifico, basta pouco pra sermos felizes e problema é que sempre queremos muito.

    ResponderExcluir
  2. Aline,
    ser feliz é olhar o mundo com olhos novos a cada dia!

    Lembra da minisserie Os Maias?

    Tem uma passagem que Dom Afonso fala assim:
    "Seja horando por amor a honra. Justo pelo amor à justiça"

    Estas palavras brotaram em meu coração quando li a atitude de sua filha.

    Beijos, Laine

    ResponderExcluir
  3. Aline,
    Como bem diz Ralph Emerson: "Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz", ou seja, a Amanda é fruto do que vê e vivencia em casa. Existe felicidade maior do que esta constatação de estarmos cumprindo a nossa missão ?

    ResponderExcluir