4 de maio de 2015

A pergunta disfarçada


Ao responder uma pesquisa institucional, logo após uma questão sobre valores humanos, deparei-me com esta:

# De qual religião você acredita que são estes valores?
Catolicismo
Protestantismo
Judaísmo
Islamismo
Budismo
Outro (especifique)

Fiquei pensando que tipo de valor qualitativo (além do quantitativo) a Instituição pretende alavancar como resposta. Qual o propósito por trás da pergunta?

Cliquei na opção "outro" e escrevi:

Acreditamos que valores independem de religião. Ao atribuir a uma ou outra o crédito, acabamos por emitir um certo desrespeito ou preconceito com as demais. O verdadeiro valor que o Mestre Jesus vivenciou e exemplificou foi o respeito e amor ao próximo, o olhar mais humano, a atitude cristã, e isto ao nosso ver, enquanto família, independe de dogmas, rótulos ou credos.
Não é importante a busca do lugar de destaque, isto é movido pela vaidade, pelo egoísmo. Busquemos valorizar, vivenciar o amor, o bem e a caridade. 
Não é preciso ser o primeiro, não é preciso ser o mais importante. Não é preciso, por exemplo, fazer alarde ao praticar o bem;  é possível fazer isso no anonimato, exercitando a humildade sem criar expectativa pelo bem que fazemos. São esses os valores que acreditamos e que qualquer religião, com homens de bons corações, contempla.



Muita paz,
Aline
04/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário