14 de junho de 2010

Vítimas ou Autores?


O título deste texto não foi o tema da palestra, mas é a pergunta que veio comigo quando de lá saí.

A conversa do dia começou apoiada na leitura de um trecho da 1a carta de PEDRO que diz: "Porque melhor é que padeçais fazendo bem, do que fazendo o mal"
.

Seguem as observações que captei de tudo que ouvi, lembro e apreendi.

-Deus quer que nós, seus filhos, cresçamos interiormente, mentalmente, psicologicamente. O crescimento passa pela educação.

-Estamos na ESCOLA DA VIDA. Em toda escola há regras/normas a serem cumpridas. Elas são iguais para todos. Na mesma escola há os alunos que se adaptam ao esquema e outros que "vão de encontro". Na Escola da Vida existem provas,trabalhos, deveres. Para alguns isso gera ANGÚSTIA, mas todos tem que passar por isso para obter o resultado final, seja no final do ano, no final do curso...

- O "problema" é que muitas vezes, por exemplo, reclamamos do professor, do seu jeito de ensinar, da matéria em si, MAS NÃO ADIANTA RECLAMAR. É NECESSÁRIO APRENDER!

- Costumamos ser seletivos OUVIMOS, VEMOS E APRENDEMOS O QUE QUEREMOS. Muitas vezes o que nos interessa é diferente do que precisamos realmente.

- Através de nossas crenças, reclamações, muitas vezes, acabamos por infringir as leis, mas as leis implicam em retorno. Temos a LEI DA LIBERDADE, MAS devemos assumir a CONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS ATOS.

- As regras da ESCOLA não são mudadas pelo comportamento do alunado. A estrutura docente preza pela disciplina; indo de encontro o alunado "perde".

- Nós, como alunos, podemos ser vítimas ou autores da própria sina." A semeadura é livre, a colheita OBRIGATÓRIA".

- Devemos SEMEAR O BEM para buscar resultados mais agradáveis , lembrando que o bem não nos exime das provas!

- Cada aluno tem a mesma cota de provas, dores, experiências de vida que os testam (por exemplo: todos passaremos pela DOR da perda de um ente querido...a DIFERENÇA é como CADA UM SE PREPARA para essa prova - o preparo está no PRESENTE. Como me relaciono com as pessoas que amo para quando na falta delas conviver com essa saudade?)

- A diferença está em como compreender as próprias obrigações, entender as
próprias necessidades, cumprir as próprias metas. Está no cuidado em não se deixar seduzir pelo supérfluo.

- Devemos buscar as nossas necessidades sem prejudicar ninguém. Nos relacionamentos humanos muitas vezes temos que nos relacionar com aspectos de personalidade que nem sempre nos agrada, muitas vezes mais diferenças que harmonias.

- Conciliar diferenças não é fácil, gera dor, desgaste, sofrimento. MAS VIVER O EVANGELHO é compreender o outro com seus defeitos e manias, ser solidário e auxiliá-lo apesar dos defeitos.

- Devemos sempre buscar a palavra conciliadora. Sofremos porque QUEREMOS QUE O OUTRO se transforme, MAS o ensinamento cristão nos ensina justamente o contrário. QUANDO NOS CONHECEMOS MELHORAMOS COM O OUTRO.DEVEMOS respeitar que cada um TEM SEU TEMPO E RITMO.

- Devemos ter cuidado com nossas certezas, opiniões, achares.

- Devemos nos ajustar as normas da escola, ao programa pedagógico e sermos dedicados ao trabalho construtivo na seara do bem. A PROVA É IGUAL PARA TODOS, o que muda É O PREPARO DO ALUNO.

- Quando na inobservância das leis e não cumprimento de nossas obrigações, NA ESCOLA DA VIDA, teremos que repetir a série que tanto reclamamos e julgamos.

- No jogo de vídeo game há sempre fases a vencer/passar para o próximo nível. Nossos filhos geralmente brincam bem, mas por que será tao dificil trazer isso pra vida?

- Devemos FAZER A COISA CERTA, mesmo que o CERTO SEJA O MAIS SOFRIDO. Importante é NÃO PERDER DE FOCO O HORIZONTE. O que importa é a BELEZA DO RESULTADO (o gosto da conquista, o mérito do que pode usufruir) e não focar nas pequenas inconveniências do início do caminho.

Luz e Paz,

Aline Caldas

3 comentários:

  1. Simplesmente TUDO de maravilhoso esta reflexão. Ela vem completando o que iniciaos a semana passada, o que senti este fim de semana e postei de uma forma prática o qu aconteceu na minha vida. Beijos de que bom ter você para ILUMIMNAR a minha caminhada apor aqui. Beijos de CADA escolha UMA renúncia ( há tanto tempo uso esta frase...)

    ResponderExcluir
  2. Desde que escolhi SER de Deus e não simplesmente ter Deus, venho buscando ver as coisas de outro jeito, compreender melhor antes de julgar ou se revoltar, ter um jeito de Deus de ver as coisas, dá um sentido de AMOR acima de tudo nas coisas. Buscar fazer as escolhas de acordo com a vontade de Deus. Por isso, ler você me faz duplamente feliz, primeiro porque sinto o amadurecimento da FÈ e segundo porque apreendo mais a viver o Evangelho de Cristo. Beijos de amo e admiro vc

    ResponderExcluir
  3. Venho aqui ler tua reflexão e com ela refletir um pouco também. Essa frase:"Porque melhor é que padeçais fazendo bem, do que fazendo o mal" resume tudo o que precisamos fazer não é mesmo? Fazer o bem sempre é fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem pra gente. E algo que parece ser tão simples ao mesmo tempo é muito difícil. Afinal de contas é no dia-a-dia que temos a oportunidade de colocarmos essa lição em prática. E nem sempre nos damos conta que são pelas pequeninas coisas que começamos o dever de casa.
    Beijo

    ResponderExcluir